domingo, 13 de fevereiro de 2011

Lençóis Maranhenses (Parte 1)

Hoje faremos uma viagem em um dos lugares mais famosos do Brasil: os "Lençóis Maranhenses". Agora saberemos porque este lugar é tão famoso assim. O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Pois é, realmente é um raro fenômeno ecológico, e é por isso que muitos estrangeiros visitam o Brasil para conhecer essa maravilha do mundo. Essa maravilha é ímpar!

Muita gente se pergunta quantos dias são necessários para visitar este lugar. Eu fiquei três dias lá. Confesso que eu queria pelo menos um dia a mais, pois só faltou conhecer um lugar. Mas claro que quem estiver com vários dias sobrando poderá desfrutar dos lugares com mais calma.


Suas paisagens são deslumbrantes: imensidão de areia que faz o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável.



É importante saber que existe época certa para ir para os Lençóis, pois dependendo da época a pessoa corre o risco de não ver lagoa nenhuma e sim areia e mais areia. Isso porque as lagoas começam a se formar a partir de maio, pois é um pouco antes dessa época que começam as chuvas para encherem as lagoas. A alta temporada é o mês de julho, época em que você esbarrará muitos turistas. Já a partir de agosto as lagoas começam a esvaziar. Não vá para os Lençóis Maranhenses nas férias de dezembro e janeiro, pois é a época em que começará as chuvas na região e ainda não terá dado tempo de encher as lagoas. Eu vi que existem sites dizendo que dá para ir a partir de dezembro. Qto a isso, eu tenho as minhas dúvidas, pois não é o que me disseram nossos amigos de lá. Nós fomos em maio, pois nos meses anteriores nossos amigos diziam que ainda estava seco. Portanto, os meses ideais são maio, junho e julho!

Por onde começar? O parque não possui infra-estrutura nenhuma. A visitação é feita a partir do Município de Barreirinhas, onde se obtêm, através de agencias locais, as melhores opções de deslocamento dentro do Parque. As acomodações existentes na região são melhores em Barreirinhas, com pousadas e hotéis, mas também se pode pernoitar em Atins (2 pousadas) e Caburé (4 pousadas).

Município de Barreirinhas


O Parque não tem acomodações regularizadas dentro de sua área. O deslocamento interno é feito por veículos 4 x 4, que podem ser locados em Barreirinhas.

Saiba que o visitante deve locar veículos com motoristas credenciados, pois o parque é muito perigoso para os inexperientes. Existem diversas formações na areia chamadas de facões, que dão ilusão de ótica. Você pode imaginar que está andando em areia plana e de repente cair dentro de uma lagoa. Nos Lençóis localizados perto de barreirinhas nem se permite que o visitante entre no parque sem motorista credenciado, salvo se estiver a pé. É impossível ficar neste local a pé.

Também nunca se esqueça de levar muita água, pois você está visitando um deserto e lá não tem estrutura, não tem vendedores de água.

Algumas das lagoas mais visitadas são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, que já são famosas pela beleza e condições de banho.

Eu acabei não indo na formação de lençois próxima a Barreirinhas, pois estava com amigos que residem em Barreirinhas e eles quiseram fazer uma trilha com amigos de 4 x 4 Troller até outro Município dos Lençóis, Santo Amaro. Essa trilha demora cerca de 1 hora e meia: é ótima para os caçadores de aventuras. Confesso que nunca fui uma, mas adorei a nova experiência, apesar de bater a cabeça no teto da Troller várias vezes rs. No caminho a mahindra de um dos nossos acompanhantes atolou, e claro, os outros tiveram que ajudar. Eles adoram quando um atola haha.






Para quem tiver curiosidade de uma olhadinha no vídeo da nossa trilha. O vídeo é bem curtinho.



A emoção maior foi quando estávamos chegando no Parque dos Lençóis Maranhenses em Santo Amaro. Claro que primeiramente todas as trollers tiveram que atravessar um rio bem fundinho.






Chegando aos Lençóis ficamos encantados com a imensidão de areia.  A paisagem é dominada por dunas de areias de quartzo bem finas. As dunas, que chegam a atingir 20m de altura, cobrem 50 km da costa maranhense.




Bem vindo às lagoas encantadas. As lagoas foram as nossas piscinas naturais. Retiramos o isopor e desfrutamos o dia numa lagoa. Neste calor nada melhor que uma água bem gelada e uma cerveja bem gelada para quem gosta. Vimos o pessoal tomando vinho, o que eu acabei estranhando muito. Vinho neste calor?? rs. Há gosto para tudo né?

Lagoa Gaivota













A noite dormimos na casa do pessoal no meio do nada, pois em Santo Amaro (diferentemente de Barreirinhas) não tem nada. Ficamos por ali, era aniversário de um deles e teve uma festinha com forró, som preferido deles. Depois mais tarde fomos levar a empregada até o povoado de Santo Amaro e atolamos numa areia movediça no meio do caminho. Ainda bem que eles tinham rádio de comunicação para pedir a ajuda para os outros. Enquanto isso suamos tentando equilibrar o carro. Mas não tem jeito, o que para mim era assustador, para eles era pura diversão.


No dia seguinte voltamos para o Município de Barreirinhas e o que aconteceu depois fica para o próximo post. Espero que tenham gostado!

Um comentário: