sábado, 19 de fevereiro de 2011

Lençóis Maranhenses (Parte 2)

Eis aqui a continuação sobre os Lençóis Maranhenses; antes de ler este post, leia a parte 1. A ideia de fazer esse blog surgiu por muitos amigos viverem me perguntando sobre vários destinos, e sempre repito a mesma coisa dez mil vezes rs. Acho que esse blog facilitará a vida do meu círculo de amizades, assim como de eventuais desconhecidos que acessarem aqui. Quando vou viajar sempre pesquiso antes fotos e o que tem para fazer no lugar. Fico ansiosa pesquisando tudo uma semana antes (ou até um mês rs). Por isso quero tambem compartilhar as fotos que tenho com vcs (para ampliá-las, clicar em cima). Enfim, vamos lá!


Além de visitar os famosos Lençóis Maranhenses, o deserto com lagoas, você também tem a opção de tirar um dia para conhecer Caburé, Mandacaru e Vassouras. Por onde começar?

Como você possivelmente estará hospedado em Barreirinhas, se dirija até o porto do Município e alugue uma lancha, pois o acesso a esses lugares é pelo Rio Preguiças. O preço varia de acordo com o número de pessoas que embarcarem na lancha. No meu caso estávamos só em dois, então saiu uns R$ 150,00 o casal. Acabamos pagando barato, pois o caminho é muito longo, leva mais ou menos 1 hora e 20 minutos, então acabou sendo um valor para pagar o combustível mesmo.

Porto de Barreirinhas

Como eu havia dito, o caminho é de aproximadamente 1h e 20 min, mas é muito bom desfrutar o passeio de lancha, ver o verde, pequenos povoados no caminho, é muito agradável.



A primeira parada é em Caburé, um delicioso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. É um local diferente, pois possui rio de um lado (Rio Preguiças) e praia do outro. É um lugarejo, que está despontando para o turismo nos lençóis Maranhenses. O ideal é passar a manhã em Caburé, portanto eu aconselho que você já deixe encomendado o horário do seu almoço ali no Restaurante e Pousada Paturi antes de ir desfrutar o lugar e aproveite para comprar muita água, pois esse lugar é quenteeee (minha água esquentava em 5 minutos) e desertooo (não se vê movimento de pessoas).

http://www.clipecoturismo.com.br/ClipEcoturismo/?page_id=102

Chegada em Caburé




 









Praia
Praia de Caburé

Restaurante e Pousada Paturi


Hora de partir...


Após um almoço delicioso no Paturi pegamos a mesma lancha e fomos para o 2º destino: o Povoado de Mandacarú.


No Povoado de Mandacaru, a maior atração do local é o Farol Preguiças, com 35 metros de altura e ainda em funcionamento. Lá de cima tem-se uma vista deslumbrante do Parque dos Lençóis, do mar, do Rio Preguiças, dos Pequenos Lençóis, e ainda dos povoados de Atins e de Caburé.


Foto de Morais Brito Viagens e Turismo




Ambulancha

Vista do farol

O terceiro e último destino é Vassouras, isto é, os Pequenos Lençóis. Pena que quando fui não tinham tantas lagoas, estava meio seco, mas deu para ver algumas. Esse lugar realmente é encantado. Ele se assemelha aos Lençóis Maranhanhenses, mas sua areia é mais amarelinha e a água mais escura, mas, com certeza quente também.



Chegada nos Pequenos Lençóis


Subidinha olímpica para chegar no deserto














Esse é o final da minha viagem aos Lençóis Maranhenses. É uma pena que a minha ida tenha sido meio corrida. Para quem for com mais calma, procure conhecer também Atins, um lugar que não tive tempo de ir, mas que com certeza ficará para uma próxima oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário