domingo, 6 de março de 2011

Salinas no Pará

Salinópolis ou Salinas, como vocês preferirem, fica no Pará. É um balneário que tem sol o ano inteiro, clima equatorial quente e úmido. Distante 222 quilômetros de Belém, o município é sede de casas de veraneio de moradores da capital desse estado e fica cheio nos fins de semana e durante a alta temporada, em JULHO. As praias são os principais atrativos de Salinas.

Quando eu decidi ir para Salinas, pesquisei várias fotos na internet e não gostei da maioria. Eu achei que o lugar não era tão legal e bonito assim como me diziam... mas, como eu ADORO conhecer um lugar novo, claro que não deixei de ir. Aproveitei para ir em julho, pois sempre me diziam que era o MELHOR mês para se ir até salinas.

Sou de SP, e em julho está muito frio lá. Acabei fugindo do frio e indo parar em um lugar maravilhoso e quente que é salinas. Juro que quando comecei a conhecer Salinas, vi que tudo era incrível, muito diferente das fotos que eu havia visto. As pessoas não fazem fotos bonitas de lá, por isso, para mim foi um desafio tirar fotos belíssimas, para mostrar que realmente esse lugar é lindo! Claro que as fotos foram tiradas pelo meu noivo, pois ele ama fotografar e eu acho que ele faz isso muito bem. Mas também colocarei algumas fotos que achei pela internet e gostei, pois acho que elas mostram bem o que é Salinas.

A primeira foto que irá abrir este post não foi tirada por ele, pois quero mostrar para vocês como é a praia mais famosa de Salinas tirada de cima, provavelmente de algum helicóptero. Bem vindos, comeceçarei este post com a praia mais badalada de Salinas: ATALAIA!



A particularidade dessa praia é que os visitantes podem entrar com seus carros nas areias e chegar bem perto da água. Eu nunca imaginei que isso fosse possível em alguma praia, mas lá é. O que é interessante é que as pessoas são muito conscientes e educadas, não se vê um lixo jogado na areia. Cada um recolhe seu lixinho para dentro do carro.

http://www.ramocafe.com/t74491.html

Nessa praia o movimento começa ao meio-dia, pois antes desse horário a maré está alta e não é possível entrar com o carro. Quando chega meio-dia tem uma fila imensa já esperando para entrar na praia. Ao entrar, cada carro procura a sua vaga, isto é, procura um guarda-sol com cadeiras, estaciona seu carro e fica por ali. Eu dei muita risada, pois é um modo muito diferente de se curtir uma praia.













Alguns não chegam na praia de carro.


 Muitos carros possuem enormes caixas de som, e cada um ouve a música que bem entender. Tem hora que fica uma confusão musical, pois se ouve tudo que é tipo de música: tecno-brega, forró, sertanejo, eletrônico, axé etc. Mas sem sombra de dúvidas o que predomina é o TECNO BREGA! Eu não conhecia esse ritmo, mas de tanto ouvir até comecei a gostar, pois é daqueles sons que grudam na mente, sabe??? Admito que até ouvi por um tempo quando voltei para a casa rs. Eu quis mostrar para todas as minhas amigas.

Quando a maré está baixa formam-se laguinhos de água salgada em toda a extensão das praias.



Essa praia é muito agitada e badalada. Em julho de 2010, a praia Atalaia foi destaque na Revista Veja, e foi entitulada como "Búzios do Norte". Eu realmente concordo, nunca imaginei que tivesse uma praia tão bonita e com tanta vida no Norte do Brasil. Acho que nós do Sudeste não sabemos muita coisa sobre o Brasil, e é por isso que eu quero compartilhar esta incrível praia com vocês.

Apesar de tudo, os turistas-motoristas precisam ter muita cautela. Alguns ficam bebendo o dia todo na praia e não percebem quando a maré está subindo. É comum pessoas perderem seus carros engolidos pelas águas do mar, quando a maré sobe. Eu não cheguei a presenciar esse evento, mas colocarei aqui uma foto que achei na internet sobre esse fenômeno.

Carros sendo levados pelo Mar - por Expedito U. Peixoto

Geralmente a maré começa a subir final de tarde, momento em que as pessoas colocam seus carros mais para cima, pois algumas pessoas emendam a praia até de noite, encostam seus carros ali em volta de uma baladinha que tem no final da praia do Atalaia: a Dwali Beach. No momento oportuno falarei mais sobre a "night" de lá.

Outra coisa curiosa que eu gostaria de mencionar sobre a praia do Atalaia é que existem vendedores de tudo por lá, e vc não precisa nem se movimentar para comprar qualquer coisa. Tudo para evitar a fadiga (brincadeira). Mas é verdade, se você quer um sorvete, uma água de coco, e até comida japonesa fique sentadinho esperando. Não é você que vai até os carrinhos, os carrinhos vem até vocês. Isso mesmo! Claro que além desses carrinhos existe a estrutura das barracas de praia, em que você pode desfrutar um almoço delicioso e nada caro.

Comida Japonesa

Outro lugar interessante para se visitar na praia do Atalaia é a Lagoa da Coca-cola. São dunas com uma lagoa preta. Parece que esse é o motivo do nome da lagoa. É muito lindo o visual. Mas subir a duna dá um cansaço rsrs.

 
Lagoa da Coca-cola

http://www.ramocafe.com/t74491.html

http://www.panoramio.com/photo/24958356


Outro destaque da cidade é a praia do Maçarico, que fica na área urbana de Salinas. É um dos pontos mais freqüentados durante as noites de julho. Na orla do Maçarico há inúmeros bares, restaurantes e churrascarias onde se pode degustar os mais deliciosos e requintados pratos da culinária paraense.

Vista da praia do Maçarico






Orla do Maçarico
Ciclovia Orla do Maçarico


A Orla do Maçarico é linda. Bem urbana e rica. É “point” para shows e eventos promovidos pela prefeitura local e por empresas. Ela também possui muitas lojas, com moda praia muito barata e ótimos bares e restaurantes. A cultura e culinária paraense pode ser encontrada lá, em suas mais variadas formas. Não deixem de experimentar o peixe ao Tucupi, muito diferente e delicioso. Os peixes não são caros, custam em média R$ 60,00 para o casal. Também há churrascarias e pizzarias. Mas é que numa cidade praia eu não troco o peixe por nenhum outro prato rs. Todos os turistas que passam pelas praias de Salinópolis, passam noites animadas na famosa Orla do Maçarico. Infelizmente não consegui tirar fotos a noite porque o meu flash não estava funcionando. Mas colocarei aqui raras fotos que encontrei na internet.





No final da Orla do Maçarico há outra praia: Das Curvinas. No final da orla do Maçarico existe uma ponte que dá acesso à praia. Nela ocorre o encontro das águas dos rios Urindeua e Maramuipy. Essa praia é linda e bem tranquila, ótima para quem quer fugir do barulho da praia do Atalaia.



Por fim, a 2ª opção de aproveitar a noite é ir para a praia do Atalaia; lá tem algumas baladinhas, sendo a Dwali Beach a mais conhecida. Lá é indicado para quem gosta de um agito. Para as famílias fica recomendada  a orla do maçarico. O que eu gostei, pelo menos no dia que eu fui, é que estava tocando eletrônico na Dwali Beach. Mas em volta ficam diversos carros com caixas de som tocando o famoso tecno brega e muito forró. Nesse trecho há muitooo barulho, mas é bem agitado e diferente. Eu não sabia que roupa vestir para ir a este lugar. Coloquei um shorts e uma blusa. Chegando lá fiquei impressionada: muitos homens de sunga e mulheres de biquini, inclusive fio dental. Claro que não era todo mundo, mas tinha bastante gente vestida assim. E olha que já passava da meia-noite. Para casais muito ciumentos, com certeza não é recomendável ir até lá. Melhor ficar apenas na orla do maçarico rs.





Mas enfim, a noite é muito boa nos dois lugares. Passei duas noites na Orla do Maçarico, comendo muita coisa boa, e fui apenas um dia passar a noite na praia do Atalaia.

Realmente fiquei encantada com Salinas, vale muito a pena conhecer. Não vejo a hora de voltar lá. Melhor época: JULHO, sem dúvidas. Para quem quer praia e muito calor: lá é o lugar!

24 comentários:

  1. em salinas tres mil pessoa vem se diverti

    ResponderExcluir
  2. Adorei essas informações... Estou pretendendo ir à Salinas :) e acredito que vou gostar muito!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito, estou procurando mesmo informações sobre salinas, e kero ir no mes de setembro, me tira uma dúvidas, para chegar em cada praia, posso ir a pé ou tem onibus que leva? pk nao terei carro quando estiver lá..

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se em outubro tb é boa epoca pra ver as praias?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim de julho a Dezembro é muito sol e mãe. De Janeiro a abril chuva.

      Excluir
    2. Sim de julho a Dezembro é muito sol e mãe. De Janeiro a abril chuva.

      Excluir
  6. Recomendo ajuruteua em Bragança pa. Mais no estilo rústico mas com muita animação também. Praia linda

    ResponderExcluir
  7. Recomendo ajuruteua em Bragança pa. Mais no estilo rústico mas com muita animação também. Praia linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESTESTEI AJURUTEUA! PRAIA MUITO SUJA, ÁGUA DO MAR MARRON. FUI ANO PASSADO, ESTAVA TENDO UM EVENTO NA CIDADE E TINHA MUITA GENTE ESTRANHA...PARECIA QUE A QUALQUER MOMENTO SERIAMOS ASSALTADOS, PROCURAMOS POR HORAS UM POUSADA COM O MINIMO DE LIMPEZA E SEGURANÇA, ENCONTRAMOS UMA ACEITÁVEL AFASTADA DA PRAIA NA QUAL AINDA FUI PICADA POR UM TIPO DE BESOURO. PIOR VIAGEM DA VIDA QUE FIZEMOS. NÃO CAIAM NESSA AJURUTEUA É FURADA GENTE. PREFIRAM SALINAS , MARUDA OU QUALQUER OUTRA!!!NAO SE ARRISQUEM

      Excluir
    2. Se vc foi pela primeira vez é uma pena nao ter gostado. Amo bragança, e tem 3 excelentes hoteis limpos e organizados. A praia é sim um pouco mais distante, porem nao tanto assim. E ajuruteua é diferente de salinas, porem eu prefiro ajuruteua (vou desde pequena nas duas praias). Minha familia é de bragança. Que oena vc teve uma má impressão das pessoas, pois nunca fui assaltada lá e nem tive medo disso.

      Excluir
    3. Salinas só presta fora de epoca. Quando encontramos a praia limpa e menos poluída. Julho é loucura pra quem vai com filhos pequenos.

      Excluir
  8. Muito Obrigada pelas informações, apesar do tempo da postagem, não encontrei fotos e nem informações atrativas de Salinas...Já conheço o local mais faz muito tempo e estou querendo retornar....Faltou apenas dicas de hospedagem...mais mesmo assim valeu...

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito estava procurando fotos. Muito boas adorei

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito estava procurando fotos. Muito boas adorei

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Gostei das dicas,ja quero conhecer SALINAS ✈🚅

    ResponderExcluir
  13. Gostei das dicas ,ja quero conhecer SALINAS ✈🚅

    ResponderExcluir
  14. gostei de sua resenha sobre Salinas no Pará!

    Convido você a passar rapidinho no meu blog, eu falo sobre as cidades e lugares para passar férias no Pará, eu espero que você goste. abraços!

    Laudy

    ResponderExcluir
  15. Olá.. gostaria de informações a respeito de hospedagem.

    ResponderExcluir
  16. Salinas cada ano melhor, salinas é show.

    ResponderExcluir
  17. Estou querendo ir em janeiro deram um bom mês?? Não tenho costume de ir em praia gostaria que me indicasse uma boa e simples e alguma pousada agradável e em conta

    ResponderExcluir
  18. Tem como me locomover entre a cidade e as praias a pé?

    ResponderExcluir